É ano de Copa do Mundo de futebol e 32 países dos mais variados cantos do mundo se encontram para disputar o esporte mais popular do mundo. Além de ver a bola rolar, também conhecemos mais a respeito de uma série de nações.

O papel do TecMundo não poderia ser diferente. A seguir, selecionamos algumas das maiores contribuições tecnológicas, invenções ou atuais trabalhos de cada classificado. E desde já vale o aviso: em vários casos, é impossível listar absolutamente todas as conquistas científicas de oriundos de uma nação, pois a história de cada país é muito significativa para ser resumida em poucas linhas.

E os grupos A e B? Confira aqui!
Grupo C
Austrália
A ex-colônia britânica da Oceania (mas que disputa uma vaga para a Copa do Mundo pela Ásia) possui vários inventos importantes, mas que você nem imaginava que surgiram lá. Um deles é a caixa-preta dos aviões, que registram horas de áudio da cabine dos pilotos e, por conta do revestimento aprimorado, sobrevive a acidentes e pode ser recuperada para trazer detalhes sobre o que aconteceu. David Warren começou a pesquisar o invento em 1953, após a primeira queda de uma aeronave comercial a jato, a Comet.

O país também é importante para o desenvolvimento de nada menos que a internet sem fio. O engenheiro John O’Sullivan é um dos responsáveis por um sistema de detecção de sinal rápido e preciso patenteado em 1996 que faz parte dos padrões atuais do WiFi.

A furadeira elétrica foi patenteada pela primeira vez por lá também, a partir de uma invenção de Arthur James Arnot e William Blanch Brain.

E você se lembra que o irã tinha uma forma rudimentar de refrigeração? James Harrison, em 1854, foi o primeiro a bolar um sistema mecânico que criava gelo e poderia ser usado para gelar objetos e alimentos. Ainda sem ser um produto para casas, ele funcionava por compressão de vapor e produzia 3 mil kg de gelo por dia. Ainda assim, foi esse método que foi aperfeiçoado para dar vida às geladeiras de hoje em dia.

Quanto ao desempenho, a Austrália ainda depende de nomes mais rodados da equipe, mas vai lutar por uma classificação para as oitavas-de-final.

Dinamarca
Uma das principais inovações vindas do país escandinavo começou como uma simples brincadeira. O LEGO foi fundado em Billund, interior do país, por Ole Kirk Christiansen, e inicialmente fabricava peças de madeira. Foi ao inventar os blocos montáveis e coloridos que a pequena fábrica se tornou a maior do setor de brinquedos em rendimentos.

Fonte: TecMundo

Responda