É curioso e até certo ponto surpreendente o fato de Alex Turner – vocalista, guitarrista e principal compositor da banda britânica Artic Monkeys – ter incluído Aos barões na lista manuscrita que fez para a revista inglesa Mojo com músicas que influenciaram o som de Tranquility base hotel & cassino, álbum que o grupo lançará em 11 de maio. A surpresa vem somente do fato de Aos barões ser música escrita em português por um artista brasileiro, Lô Borges, cantor e compositor mineiro associado ao Clube da Esquina.

Contudo, há lógica na citação. Apresentada em 1972 em gravação lançada no primeiro álbum solo do cantor, intitulado Lô Borges mas popularmente conhecido como “o disco do tênis” por conta da foto do surrado par de calçado exposta na capa, Aos barões é a 12º das 15 músicas deste álbum influente que vendeu pouco na época, mas que veio sendo progressivamente cultuado ao longo desses 46 anos.

Não é por acaso, aliás, que Lô Borges – em foto de Flávio Charchar – está em turnê nacional desde 2017 com show calcado no repertório desse álbum. Esse show foi captado em março deste ano de 2018, em apresentação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para gerar edição de CD e DVD. Aos barões é uma música que até então nunca ganhou regravação desde o lançamento do registro original de 1972.

Fonte: G1

Responda